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A colonização significou a imposição da dicotomia hierárquica de gênero, expressa no ideário da masculinidade, com grande apoio da ciência. Cientistas logo viriam exercer sua cumplicidade através de discursos científicos e filosóficos que amparavam e justificavam as narrativas colonizadoras. Entre os séculos XVIII e XIX, cada vez mais o corpo passava a ser entendido como recurso, como algo que testemunhava e atestava a natureza diferenciada dos seres humanos. Duas ideias se consolidaram a partir desse momento, a de raça e a de sexo.
Corpos brancos (ditos caucasianos) eram comparados com corpos dos povos das colônias - descritos, racializados e posicionados em lugares hierarquicamente inferiores. Corpos masculinos e femininos também eram comparados entre si, anatomicamente descritos e diferenciados. Quando a ciência da época voltou seus olhos à anatomia humana, foram corpos femininos, não brancos, de pessoas trabalhadoras, loucas e criminosas que se tornaram objeto de classificação.
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Até o século XVIII o saber europeu era norteado, sobretudo, pela interpretação da bíblia e dos textos clássicos. A partir desses entendimentos, informa o historiador Thomas Laqueur, as distinções entre a anatomia masculina e a feminina eram meros sinais da diferença de grau (homens superiores às mulheres), não de tipo (homens essencialmente diferentes das mulheres).
Essa ilustração consta no livro Inventando o sexo, do historiador Thomas Laqueur. Produzidas em 1522 pelo médico italiano Jacopo Berengario, as figuras mostram como a diferença entre homens e mulheres ainda não estava relacionada à forma anatômica no século XVI. A escultura ganha vida para mostrar que o colo do útero e a vagina seriam semelhantes ao pênis.
Se antes o corpo feminino era
tido como apenas uma versão
inferior e subdesenvolvida do
corpo masculino, a partir do
final do século XVIII eles
passam a ser entendidos
como radicalmente diferentes.
Ainda pior, os cientistas
sacramentaram a noção de
que todo corpo humano seria,
necessariamente, ou
masculino ou feminino,
possuidor de sexo único,
primário, biológico e inegável.
Segundo a historiadora das
ciências Londa
Schiebinger, pensava-se
até que homens e
mulheres possuíam
esqueletos diferentes.
Nas palavras da autora,
“descobrir, descrever e
definir diferenças sexuais
em cada osso, músculo e
nervo do corpo humano
tornou-se uma prioridade
de pesquisa na ciência
anatômica".
As ilustrações acima foram produzidas pelo anatomista John Barclay na década de 1820. O esqueleto masculino comparado ao de um cavalo, marca características como força e agilidade. Por sua vez, o esqueleto feminino é comparado ao esqueleto de um avestruz, a maior das aves, notável por sua pélvis larga e pescoço longo e estreito. Os esqueletos assumem traços de masculinidade e feminilidade.
Características biológicas foram diferenciadas para estabelecer correspondências com os aspectos socioculturais de masculino e feminino. Além do esqueleto, postulava-se que também o sistema nervoso seria distinto entre homens e mulheres. A pesquisadora Laura Briggs informa que George Beard, psiquiatra estadunidense, possuía um catálogo com 75 páginas para descrever a histeria como, basicamente, qualquer comportamento feminino exaltado.
A permanência desse pensamento pode ser vista, por exemplo, na bem intencionada ressignificação do descontrole feminino na personagem Vanya Hargreeves da 1ª temporada da série The Umbrella Academy.

Uma personagem bissexual cujo superpoder é a histeria? Francamente, senhores criadores e desenvolvedores... sim, são todos homens.
Máquinas, técnicas e conhecimentos
estão disponíveis, sobretudo, desde o século XIX,
para indicar os caminhos do gênero
desde a gestação do bebê até a velhice do corpo.

O cientista ideal é homem,
desbravador dos mistérios da natureza,
dono de uma mente sagaz que transformaria
esses mistérios em benefícios para a sociedade.

O cientista é um herói e a Ciência
um campo fértil para produção de narrativas, ora
discretas, ora escancaradas, sobre homens
dominantes e conquistadores.
Lewis Binford, 1931 - 2011
Quem não se lembra do Indiana Jones dos filmes?

Branco, inteligente, aventureiro e sedutor... embrulhe tudo isso com o chicote da ciência e temos um herói humanista que é a cara do processo colonizador.

Ao longo do século XX, o espermatozoide se caracterizou como a quintessência da virilidade. Como avalia a pesquisadora Evelyn Fox Keller, muitas descrições científicas da concepção humana são fantasias romanceadas, nas quais os pequenos lutadores competem entre si pelo primeiro lugar na penetração do óvulo. Este, por sua vez, aguarda passivamente ser assaltado pelo espermatozóide vencedor, que entrega seus genes e ativa o desenvolvimento de uma nova vida.
Essa narrativa se somava à outra, prevalente desde a publicação da obra de Charles Darwin, na segunda metade do século XIX, que estabelecia como fato biológico a promiscuidade masculina e a relutância sexual feminina, comportamento supostamente observável em todas as espécies animais com reprodução sexual.
A corrida mais importante da vida?

O jogo Born Race é um dentre muitos exemplos de narrativas que reforçam a errônea ideia de que o óvulo aguarda passivamente a chegada do espermatozoide mais veloz e capaz.
Vários cientistas posteriores à Darwin desenvolveram essa premissa – carregando junto com ela os preconceitos vitorianos de gênero. Sim, porque Charles Darwin, como seus pares, era extremamente influenciado pelos preceitos morais de sua sociedade. Para a Inglaterra vitoriana, o ‘homem’ (branco, cristão e heterossexual) era ativo, adaptável, evoluído e complexo.

Já a ‘mulher’ (também branca, cristã e heterossexual) era passiva, constante, tinha o desenvolvimento equivalente ao de uma criança e não tinha interesse em sexo. Estava montado o cenário para a monogamia da “bela, recatada e do lar” e para a tolerância com as infidelidades de seus parceiros. Os homens teriam evoluído buscando muitas parceiras sexuais ao longo da vida, enquanto as fêmeas evoluíram permanecendo em casa, com um único parceiro, cuidando da prole e de tarefas domésticas.

É parceria e evolução, minha gente!! Sucesso!

Só que não.
Nas últimas décadas, outras pesquisas científicas, por exemplo as de Patricia Gowaty e Zuleyma Tang-Martinez, têm exposto o conteúdo ideológico e sexista dessa teoria. Hoje dispõe-se de técnicas que demonstram que as fêmeas não são biologicamente monogâmicas, nem os óvulos são passivos como se acreditava. Sabemos também que o sêmen possui compostos complexos que apresentam gasto de energia para o organismo e que a produção de esperma não é ilimitada – sim, os machos não produzem espermatozoides ao longo de toda a vida.
Esse é um de vários exemplos da penetração dos ideais da masculinidade na ciência. Por mais de um século a noção de promiscuidade masculina natural, biológica, circulou livremente entre laboratórios de pesquisa, salas de aula e publicações científicas. Trata-se de uma narrativa sem base científica, muito mais voltada a naturalizar diferenças socialmente construídas entre homem-mulher. Realmente perigoso é o fato de tais narrativas servirem para justificar comportamentos associados à masculinidade, como infidelidade e violência.