×

O acervo arqueológico apresentado pelo AMAA consiste em uma seleção de peças que “falam” da vida cotidiana na região desde milênios atrás até o século XIX. Pessoas muito diferentes entre si (povos indígenas, pessoas escravizadas, pessoas dos setores médios e abastados do centro urbano nos 1800, crianças e adultos) são evocadas pela cultura material desse acervo. Com objetos como esses podemos aprender tanto sobre técnicas e práticas sociais que desapareceram, quanto sobre aquelas que insistem em se manter vivas.

Ver mais
Tampa de panela em cerâmica torneada
Fragmento de tampa de panela em cerâmica torneada com puxador modelado, esmalte vidrado na face interna, face externa alisada.
Ver mais
Tampa de moringa em cerâmica
Tampa de moringa (recipiente para armazenar água de beber) em cerâmica, decorada com incisões e pequenos apêndices.
Ver mais
Caçarola em cerâmica vidrada
Caçarola em cerâmica com esmalte vidrado na face interna e superfície externa apenas alisada. A mancha escura é fuligem acumulada pelo uso direto no fogo.
Ver mais
Panela em cerâmica vidrada
Panela em cerâmica com 24cm de diâmetro de abertura. O interior da peça foi revestido em esmalte vidrado amarelo. Por fora, a superfície da panela foi...
Ver mais
Panela em cerâmica vidrada
Fragmento de panela em cerâmica torneada, esmalte vidrado amarelo na face interna, fuligem e desgaste na face interna.
Ver mais
Tampa de panela em cerâmica torneada
Tampa de panela em cerâmica torneada, superfície interna e externa alisadas, apresenta fuligem no interior e exterior das bordas por uso no fogo.
Ver mais
Garrafa para tinta em grés
Garrafa para tinta em grés.
Ver mais
Vidro de remédio - Peitoral de Cambará
Garrafa de vidro verde-azulado soprado em molde duplo com base sem cicatriz de pontil e vedação em rolha. Apresenta a inscrição PEITORAL DE CAMBARÁ SOARES HOMEOPATHA....
Buscar
Redes sociais